Pular para o conteúdo principal

Medindo as palavras

O que normalmente dizemos? Como reagimos diante de cada tipo de situação? Quais são as palavras que saem das nossas bocas? E a quem dirigimos todas elas? Palavras... palavras... Será que temos medido o que sai de nós? Temos cuidado do que demonstramos ser através delas? E nossas atitudes estão condizendo com a nossa fala?
Mais uma vez, várias perguntas. E uno elas em uma só: 


Do que o nosso coração está cheio?

É bem comum reclamarmos do café mal feito, da letra ilegível, da comida ruim, do dia chuvoso ou caloroso, do trabalho inacabado, de alguém dirigindo devagar ou rápido demais... Mas o menos comum é olharmos para o que nós temos feito, para as nossas próprias atitudes. Lançar palavras é mais pesado do que se imagina, pois isso pode ser uma ferida e um trauma para a vida toda. Infelizmente é real: poucos medem o que dizem.

Com as palavras podemos tornar uma situação ruim em pior. Vejamos um exemplo:

"Lucas é um empresário importante, e já chamou Miriam, sua secretária pessoal, diversas vezes para trazer o seu café, porém sem sucesso. Irritado e extremamente chateado, ele passa no corredor da

empresa, onde estão todos os seus funcionários  trabalhando a todo vapor, só que está tão irado que nem observa detalhes dos acontecimentos e vai direto onde se encontra sua secretária. Ao encontrá-la tremendamente cabisbaixa e triste, ele diz:
- Você não presta! Quantas vezes eu tenho que te chamar sua inútil? Já viu o tanto que eu te pago, para quê? Para fazer esse trabalho meia-boca para mim? Acerta suas coisas com o Hugo e VAI EMBORA! Nunca mais quero te ver na minha frente!!!
Miriam, completamente sem palavras, pega suas coisas e se retira do local." 


O que aconteceu aqui? É algo bem comum! Pode ser uma situação com o pai e o filho, a mãe e a filha, entre amigos, ou qualquer pessoa. Simplesmente, nesse caso, Lucas não ouviu, nem quis saber do que estava ocorrendo com Miriam, ele só queria saber do seu café, da sua própria satisfação, do seu eu. Quando vivemos em um mundo corrompido onde poucos buscam em Deus um refúgio, o egocentrismo faz parte. Mas que palavras pesadas, do que será que o coração dele estava cheio? Será que Lucas é feliz? Ele pode até viver alguns momentos de felicidade, coisas temporárias, mas é bem evidente que a felicidade eterna não está nele.

Outra situação...

"Melissa recebeu notas ruins em seu desempenho em algumas disciplinas na faculdade; 
passou por um engarrafamento de 1 hora num trajeto que gastaria apenas 10 minutos para fazê-lo; a poucos passos da porta de casa molhou a barra da calça em uma poça, retornou no carro para secá-la com um paninho e o filho menor do seu vizinho começa a rir dela pois quando ela saiu do carro um vento levou parte de suas folhas de um importante trabalho e ela toda desajeitada saiu correndo atrás delas. Logo quando abriu a porta da casa, ela joga as coisas em cima da mesa, abre a porta da geladeira e grita:
- MÃE! Onde está aquela minha vitamina que falei para ninguém tomar? Ela é minha! Tinha até meu nome nela, preciso dela agora! Onde está?
Sem nenhuma resposta, Melissa aumenta o tom:
- MÃE! TÁ DIFÍCIL HEIN!? CADÊ VOCÊ? QUERO MINHA VITAMINA! 

A mãe logo responde:
- Seu pai passou por aqui e colocou o requeijão na frente. Agora por favor, você poderia me deixar continuar meu trabalho?
Melissa, tão eufórica continua:
- Pode sim! Você está sempre trabalhando, sempre ocupada, não está nem aí para ninguém. Que mãe é você? Que ridícula! Sabe que não era para ninguém tocar naquela vitamina e ainda deixa um preguiçoso como meu pai colocar o requeijão na frente.
- MELISSA! SHH! Sempre com uma resposta da ponta da língua. Não tenho culpa se passou algum transtorno lá fora, mas agora tenho que continuar a passar a camisa de seu irmão, ele está indo para a formatura da noiva dele e já passei aquele seu vestido e coloquei na sua cama. Vai reclamar de mais alguma coisa?
Melissa, sem saber o que fazer, toda constrangida, foi para o seu quarto sem falar mais 
nada."

Normalmente, mesmo querendo que as pessoas nos tratem bem, é difícil olharmos para os nossos próprios atos, não é? Quantas vezes passamos por isso? Muitas vezes. E geralmente são pessoas próximas da gente, em quem confiamos, e são elas que mais magoamos e por coisas tão pequenas.

Como vocês tornariam essas histórias que acabei de contar melhores? É uma boa reflexão, e para elas coloco aqui alguns versículos:

"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira." ~ Provérbios 15:1
"Pois a boca fala do que está cheio o coração." ~ Mateus 12:34

"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados." ~ Lucas 6:37

Está na hora de mudarmos o nosso posicionamento (Romanos 12:1-2) e percebermos que precisamos cuidar do que sai das nossas bocas e procurarmos encher nosso coração da sabedoria daquEle que sabe de todas as coisas, que nos criou, que nos ama e nos quer perto dEle: O Eterno, o Senhor, nosso amado Deus. Ele nos ajudará a melhorar nosso comportamento e também a perdoarmos as pessoas para que elas também possam nos perdoar.

Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe." ~ Lucas 17:3-4

Ah, e ler a Bíblia não é para obter simples informações, mas para vivermos a revelação que 
vem de Deus todos os dias:

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento." ~ Oséias 4:6

Está aí mais um motivo porque temos que orar e entregar todos os dias as nossas vidas nas mãos de Deus. Pois, por mais que saibamos que Ele sabe de tudo sobre nós, orar é autorização para que Ele entre em nossas vidas e mude a nossa história. Nós temos o livre arbítrio e cabe a cada um de nós, escolhermos ter mais tempo para o nosso próprio ego, continuarmos nos atolando em tamanhas frustrações e vivendo apenas de momentos felizes ou de mergulharmos na presença de Deus, nos arrependermos de nossas falhas, esvaziarmos de nós mesmos, e pedirmos a Ele para encher o nosso coração do Espírito Santo, que nos transbordará dEle e nos guiará para viver O MELHOR que nunca vivemos antes (por muitas vezes rejeitamos, simplesmente, ao ouvir o nome de "Jesus", duvidando da única verdade).



Deixe Deus entrar em seu coração e fazer uma reforma completa nele. Pode ter certeza, que mesmo que você não veja, se você crer nEle como uma criança pura confia em seu pai, tudo vai dar certo. Não viva pelo que o seus olhos veem, viva pelas promessas que Ele te deu. Ele se importa com você, Ele cuida de você e tenha certeza que a resposta que Ele dá a você e a mim é exatamente aquela que gostaríamos de receber se soubessemos o que Deus sabe, se pudéssemos ver lá na frente o que Ele vê.Não viva pelas suas próprias forças, somos limitados e fomos criados para adorá-lO. E quando nos rendemos a Ele e reconhecemos que não somos nada sem Deus, vivemos o sobrenatural. Digo isso por experiência própria, se eu não tivesse conhecido Jesus a tempo, duvido estar aqui hoje escrevendo isso para vocês. Por isso, aceite Jesus como seu único Senhor e Salvador; e com seu coração cheio do Espírito Santo, você verá que as situações da sua vida irão mudar, com simples palavras de amor sendo postas no lugar daquelas que só revelam o egocentrismo.

"Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco." ~ Eclesiastes 5:2


Deus nos ama, mesmo sendo nós pecadores. Em Cristo, estamos perdoados, mas para vivermos continuamente nesse amor temos que nos arrepender, amar uns aos outros e aceitar Ele como nosso único Senhor todos os dias.




Tenham todos uma noite abençoada cheia da presença daquEle que nos criou para compartilhar de toda Sua felicidade conosco.

Te amo Jesus!


Texto por Amanda Moro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas desagradáveis

Quantos de nós temos que conviver com pessoas desagradáveis? Quantos de nós somos ou fomos pessoas desagradáveis para alguém? Sabe… O mundo não é só feito de pessoas que consideramos particularmente boas. O mundo é cheio de todo tipo de gente e temos que aprender a lidar com isso, seja em casa, no trabalho, na igreja, na escola ou faculdade, em todo lugar.   Numa leitura de um livro, aprendi sobre a dinâmica do pote com bolas de gude: a medida que certa pessoa mostra que é confiável e vale a pena na sua vida, cada atitude boa é como se fosse mais uma bola de gude dentro daquele pote; mas, quando acontece algo errado e aquela pessoa erra com você, uma ou mais bolas de gude são tiradas dali. Mas não despreze todos os potes com bolas de gude por causa disso. Tem pessoas confiáveis nesse mundo, sim! E, embora nem todas as pessoas sejam confiáveis, até mesmo as que não confiávamos podem se tornar pessoas confiáveis a medida que amadurecem. Eu, você, todos nós estamos sujeitos a falhas e tam

Apaixone-se pelos processos

Quem gosta de uma casa toda bagunçada, cheia de poeira, com cheiro de tinta forte e muito barulho para todo lado? Creio que a possibilidade é mínima ou nula. Mas será? Aos que estão dispostos a amadurecer todos os dias… Aos que estão dispostos a sofrer para vencer… Aos que estão dispostos a se renderem ao árduo hoje para quem sabe, talvez, amanhã… Será?  Eu poderia dizer que ninguém gosta da casa nesse processo de árduo incômodo para ser transformada numa coisa tão linda de se ver e que dará aquele gosto de missão cumprida e de que valeu a pena.  Um filme me disse: “Eu não quero uma vida fácil, eu quero uma vida que valha a pena.”  E quem faz a nossa vida “valer as suas penas”? Nós mesmos! Basta olhar ao seu redor, passamos o dia todo fazendo escolhas: se vamos levantar ou dormir mais um pouco, o que comer e beber, se vamos comprar ou não, se vamos economizar ou gastar ou até investir, se vamos nos casar, se vamos dançar, estudar ou trabalhar aqui ou ali, qual música vamos ouvir ou o q

O que mais aprendo com Jó?

O que podemos tanto aprender com a história desse homem?   Eu vejo uma pessoa de bem que ganhou muitas coisas especiais e perdeu muitas ou todas elas. O que aconteceu? Eu não estava fazendo tudo certo?  A lição principal é essa: “A vida não é o que te acontece, mas o que você faz com o que te acontece.”  O que realmente importa nessa vida? E quando tudo o que restar em nossas vidas for Deus?  Por vezes nem acreditamos mais que Ele ainda está conosco ou se importa conosco, pois tudo que era palpável se foi, só restou o que não se pode ver, não se pode comprovar, ou até se pode, mas simplesmente não acredita mais.  Quando Deus está em silêncio, Ele ainda está ali. Todos nós precisamos ser testados, provados como um ouro bruto em pleno fogo para ser purificado. A estrutura de uma casa precisa ser estabelecida numa base bem firme, se não, um vento ou uma tempestade vem e leva tudo embora.  Precisamos ser provados. Nossa fé precisa ser testada para ver do que é feita. (1 Pedro 1:7) Não impo