Pular para o conteúdo principal

O que mais aprendo com Jó?

O que podemos tanto aprender com a história desse homem?  

Eu vejo uma pessoa de bem que ganhou muitas coisas especiais e perdeu muitas ou todas elas.

O que aconteceu? Eu não estava fazendo tudo certo? 

A lição principal é essa: “A vida não é o que te acontece, mas o que você faz com o que te acontece.” 

O que realmente importa nessa vida? E quando tudo o que restar em nossas vidas for Deus? 

Por vezes nem acreditamos mais que Ele ainda está conosco ou se importa conosco, pois tudo que era palpável se foi, só restou o que não se pode ver, não se pode comprovar, ou até se pode, mas simplesmente não acredita mais. 

Quando Deus está em silêncio, Ele ainda está ali. Todos nós precisamos ser testados, provados como um ouro bruto em pleno fogo para ser purificado. A estrutura de uma casa precisa ser estabelecida numa base bem firme, se não, um vento ou uma tempestade vem e leva tudo embora. 

Precisamos ser provados. Nossa fé precisa ser testada para ver do que é feita. (1 Pedro 1:7)

Não importa se é justo ou tolo. Se você faz o bem ou o mal, você será testado. (Mateus 5:45-46)

“Onde está o seu tesouro é onde está o seu coração.” Lucas 12:34

A história de Jó é tão impactante e quanto mais se aprofunda nela, mais vemos que nada somos sem Deus e que nada aqui tem valor sem Ele e que tudo aqui passará, até nós mesmos (nossa vida aqui, nosso corpo, nossos bens), exceto Deus e Sua Palavra. 

“Deus me deu, Deus tomou…” Jó 1:21

Deus me deu um emprego e o tomou.

Deus me deu amigos e os tomou.

Deus me deu familiares e os tomou. 

Deus me deu dinheiro e o tomou.

Deus me deu troféus e medalhas e os tomou. 

Deus me deu reputação e a tomou.

Deus me deu saúde e a tomou.

Deus me deu… Deus tomou… 

Complete com o que você teve e lhe foi tirado.

“Está consumado.” “Bendito seja o Nome do Senhor!”

Em tudo há um propósito! Vamos crescer com isso!

É tudo sobre Ele, não sobre nós. 

“D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas.” Romanos 11:36 

Jesus levou sobre si todas as nossas dores. (Isaías 53)

Não nos isentou delas enquanto estivermos neste mundo, só não as teremos mais lá na eternidade.

Aqui ainda teremos aflições, mas se Ele venceu, também venceremos! (João 16:33) 

Com Ele, temos as ferramentas certas para a vitória e, além disso, as dores nos lembram o quanto precisamos dEle e que, sem Ele, nada conquistaremos de fato. 

Somos frágeis, fracos… E Ele ama transformar nossa fraqueza em força para que Seu propósito se cumpra em nós. (2 Coríntios 12:9-10 / Romanos 8:28)

“A alegria do Senhor é a nossa força.” Neemias 8:10

Então, “ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na videira,… Eu me alegrarei no Senhor!” Habacuque 3:17-18

Quando Jó entendeu isso: Ele se rendeu, ele se humilhou, ele se permitiu ser forjado por Deus. No momento que ele orou por “amigos” que o fizeram mal, a bênção para sua vida foi liberada, assim, ele foi recompensado com tudo o que tinha em dobro e aprendeu o que é ter uma vida maravilhosa no dia bom e no dia mau, pois Deus é mais importante do que tudo. Quando só Ele nos restar, já teremos tudo o que precisamos! (Salmos 23)

Por fim, e quando a figueira florescer? “Eu me gloriarei no Senhor!” Salmos 34:2. 

Eu AINDA assim me gloriarei nEle! Somente no Senhor! 

Texto poético / Parafraseando a Bíblia por: Amanda Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas desagradáveis

Quantos de nós temos que conviver com pessoas desagradáveis? Quantos de nós somos ou fomos pessoas desagradáveis para alguém? Sabe… O mundo não é só feito de pessoas que consideramos particularmente boas. O mundo é cheio de todo tipo de gente e temos que aprender a lidar com isso, seja em casa, no trabalho, na igreja, na escola ou faculdade, em todo lugar.   Numa leitura de um livro, aprendi sobre a dinâmica do pote com bolas de gude: a medida que certa pessoa mostra que é confiável e vale a pena na sua vida, cada atitude boa é como se fosse mais uma bola de gude dentro daquele pote; mas, quando acontece algo errado e aquela pessoa erra com você, uma ou mais bolas de gude são tiradas dali. Mas não despreze todos os potes com bolas de gude por causa disso. Tem pessoas confiáveis nesse mundo, sim! E, embora nem todas as pessoas sejam confiáveis, até mesmo as que não confiávamos podem se tornar pessoas confiáveis a medida que amadurecem. Eu, você, todos nós estamos sujeitos a falhas e tam

Lugares Altos

Esse era para ser o meu ano dos “Lugares Altos”. Mas eu não me sinto em nenhum. Eu não vejo nada além do chão. Eu me sinto parada no tempo enquanto vejo o disco dos outros rodarem. Respira fundo. Conta 1, 2, 3. Pronto. A vida nem sempre é sobre ver ou sobre sentir. A vida não é feita para se aprisionar em comparações nem se perder contando as horas e cada milissegundo. Socorro. Calma. Vai dar tempo. Você ainda vai viver a promessa. Se Deus lançou a Palavra sobre sua vida, nada nem ninguém irá impedir. A não ser que você mesmo(a) não acredite. A não ser que você mesmo(a) diga “não”. Deus não atrasa Suas promessas para nós, somos nós que as atrasamos. Então, pare! Pare de perder tempo se comparando com as pessoas ao seu redor. Pare de olhar para tantas vitrines e compará-las com seu quarto dos fundos. A maior parte das pessoas mostram o palco, mas escondem os bastidores. Quem gosta de ver briga de casal? Só quem assiste “Casos de Família” ou algum reality show. Não liga para isso. Olhe p

Não aos holofotes

                                                                    Quero que todos me vejam! Quero que todos me reconheçam. Vejam o quão bom eu sou. Vejam o quão talentoso eu sou.  Eu, eu, eu… Não. Isso está errado. Não fomos feitos para sermos adorados.  Não fomos feitos para sermos o centro. Não fomos feitos para os holofotes. Mas Deus não exalta o humilhado? Mas Deus não abençoa Seus filhos? Claro que sim. Mas Ele vê o coração. Ele vê muito além, Ele olha a intenção.  Nós temos que nos dispor a servir o outro. Nós temos que lavar os pés uns dos outros.  Nós temos que fazer para não aparecer.  Nós temos que fazer para Ele aparecer. Não somos dignos de nada. Não é por mérito, é por graça. É desafiador entender isso, eu sei. Até eu ainda busco entender. Todo dia é novo para o amadurecer.  O Artista é Ele. O Alvo é Ele. O Bom é Ele. O Talentoso é Ele. Quem somos? Apenas as cordas do violão dEle.  Quem somos? Apenas as obras das mãos dEle. Digo não aos holofotes. Embora eu esteja diante