Pular para o conteúdo principal

Será que estamos sozinhos?

Quem nunca se sentiu sozinho ao menos uma vez na vida? Ou algumas... ou várias vezes?
Será que nós fomos feitos para vivermos em solidão? Para ficarmos nos sentindo isolados mesmo em meio à multidão? Sentindo que ninguém nos ouve, que não temos valor algum? Será que faz sentido viver e não se relacionar com ninguém? Não ter amigos, família, cônjuge, nada de verdade? 
A solidão é um problema? Será que ela tem solução? Descubra isso nas próximas linhas...

Solidão é uma condição, onde a pessoa se sente só, estando acompanhada ou não. Nós podemos mesmo estarmos sozinhos, nos sentirmos assim até em meio à multidão, isso é normal! Sabe por quê? Porque todo ser humano, mesmo que tenha vindo só e voltará só (Jó 1:21) não foi feito para viver nessa condição para sempre: 

Então declarou Deus, o SENHOR: "Não é bom que o ser humano viva sem companhia de um semelhante farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda!" Gn 2:18

O problema não é a solidão em si, mas a decisão que cada um de nós fazemos a partir dessa condição. Deus não nos fez para vivermos sós, até Ele vive em companhia em si, sendo 3 em 1 (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). Embora não seja fácil de entender, e nem todas as pessoas acreditem, Deus vive em família consigo mesmo e nós também devemos viver nessa harmonia que Ele nos ensina. Somos 3 também, pois somos feituras de Deus, a Sua imagem e semelhança (Gn1:26-28), nós somos corpo (parte física), alma (nossa mente) e espírito humano (o qual foi feito para se conectar com o Espírito de Deus). 

É aquela briga interna:

Image result for pessoa bebidaCorpo diz: Estou com sede, me dá água!
Alma diz: Quero coca-cola! 
Espírito (quando conectado com Deus) diz: Cuide do seu corpo! Tome água!
Alma diz: Eu não quero água, quero coca!
O indivíduo toma coca-cola...
Corpo diz: Continuo com sede!
Espírito diz: Eu falei! Tome água!

Alma diz: Ok!
O indivíduo toma água...
Corpo diz: Agora sim!
Alma diz: Agora sim!
Espírito diz: Ufa! Agora sim!
Tudo em harmonia, tudo resolvido!  


Nós precisamos estar em harmonia com nós mesmos. Como nesse exemplo, não há problema em tomar coca-cola se não for excessivo, tem que ser de vez em quando, ao ponto de substituir o que é essencial para nós: água! 
Image result for beber aguaNós mesmos temos que nos impor limites, assim conseguimos nos fazer bem quando decidimos sermos uma boa companhia para nós mesmos! E o que isso tem a ver com solidão? Tudo a ver!
Nós só somos boas companhias para nós, se estamos bem acompanhados, deixando morar no nosso coração o nosso Criador! E só Ele vai preencher o nosso vazio, que todos nós sentimos! Mas, muitas pessoas, não sabendo disso, se isolam, aceitam o fato das pessoas não a darem atenção, se limitam em coisas que na verdade não solucionarão o problema, só o empurrarão com a barriga, e o acompanhará sempre. Nunca sendo resolvido...

Deus nos fez apenas menores do que Ele mesmo (Salmos 8:5). Deus fez os seres humanos para dominar sobre todos os outros seres e coisas que Ele criou e não para se deixar ser dominados por eles!

Pessoas tem se deixado ser dominadas pela internet, pelos jogos, pela mídia, pelas bebidas alcoólicas, outras drogas, pelas baladas ou festas (que as mancham internamente), pelas disciplinas na faculdade, e até por outras pessoas... E têm se esquecido dos seus valores, de que o que elas estão buscando saciar dentro de si, não há em bares, pessoas ou qualquer tipo de vício, mas só em Jesus! Ele não é uma religião, Ele não é um conjunto de doutrinas, Ele é o Criador de tudo o que há e só nEle encontramos o sentido da nossa existência!

Com Ele, a felicidade é plena mesmo em meio às dificuldades! Mesmo quando ninguém nos ouve, Ele sempre nos ouvirá, mesmo quando nos decepcionamos com pessoas, Ele está do nosso lado e nunca nos decepcionará! Ele sabe de tudo o que há no nosso coração e a solução de todos os nossos problemas!  Ele é a nossa SOLUÇÃO! Ele não estraga nossos rins, pâncreas, fígado, estômago, coração, pulmão, cérebro... nenhuma parte do nosso corpo! Ele nos aceita com os nossos defeitos, nossos problemas e quer mudar a nossa história! Mas Ele não age na nossa ansiedade, Ele nos prepara primeiro, para depois recebermos as bênçãos no tempo certo. Não adianta ter carro se não tiver a habilitação para dirigir, entende? Só Deus sabe o tempo que poderemos receber cada coisa! Ele vê tudo lá na frente, sabe o que é melhor para nós, mas nós não sabemos, somos limitados! Superpoder só Deus tem! Todo dom que recebemos vem dEle e não de nós mesmos...

Para algumas pessoas, ler isso tudo aqui não significará nada, para outras significará muito... O que posso dizer é: isso é a verdade, pois é o que eu tenho vivido, provado de verdade! Já errei e ainda continuo a errar, mas o meu erro de hoje é diferente do meu erro do passado. Mesmo se eu errar, a intenção do meu coração é de acertar. E quando percebo que erro, peço perdão a Deus, diretamente a Ele! Em qualquer lugar! E continuo no meu caminho com Ele buscando acertar. Tudo o que eu fizer, se for errado e se eu não perceber isso, mesmo assim peço perdão "pelos pecados inconscientes" nas minhas orações, pois não sei de tudo, mas quero aprender até onde Deus quiser que eu aprenda enquanto eu estiver aqui nesse mundo. E o que mais me tranquiliza é que Ele sabe do meu coração, então não importa o que as pessoas dirão ao meu respeito, mas o que Ele diz sobre mim! (Jeremias 29:11)

Eu estou no mundo, mas não sou do mundo!
Significado: Eu sou um ser humano, vivo na Terra, tenho emoções e desafios na vida como qualquer um, não sou melhor do que ninguém, apenas escolhi não fazer o que a maioria opta por fazer e depois sabe lá no quarto, no seu canto sozinho, que continua com o coração vazio, mas eu escolhi que meu coração esteja cheio de Jesus (1 Coríntios 6:12). Com Ele, tenho paz, força e esperança para viver nesse mundo até quando Ele quiser! Enfrentando as mesmas batalhas que todo ser humano, mesmo gostando de coisas que não devo gostar, decidi não me alimentar dessas coisas que me afastam de Deus, pois tudo aqui na Terra passará, até as dificuldades, até os problemas, mas as palavras de Deus não (Mateus 24:35)... E na eternidade viverei sempre muito bem acompanhada, como desejo a cada um de vocês que lerem esse texto.

Escolham por Jesus! Que mesmo se mundo "explodir", Ele continuará nos dando forças para trilhar o nosso caminho nessa vida, sem desistirmos, crescendo a cada desafio, sem as feridas que esse mundo quer nos colocar. Crescer dói, mas não estamos nessa Terra para descansar, mas para lutarmos a cada dia para sermos o melhor de nós mesmos; o descanso encontramos em Deus e teremos toda a eternidade para desfrutarmos dela!    

Aqui na Terra Deus nos dá uma família, mesmo que nossos familiares e amigos nos abandonem, Ele nos presenteia com a Presença dEle e com amizades que nos aproximam mais dEle, que nos ajudam a continuar vivendo com Jesus e a vencer os desafios que temos que enfrentar a cada dia. Pois se não vencermos os nossos desafios diários, eles nos vencerão e a nossa existência perde o seu propósito. 

Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. Salmos 68:6

"Eu lhes disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham animo! Eu venci o mundo." João 16:33

Que todos nós busquemos a Deus quando a dor da solidão apertar o coração e que no tempo certo Ele atenda o que tanto pede o nosso coração se tiver dentro da vontade dEle. (Samos 37:4).
Escolham estar bem acompanhados!
Que Deus os abençoe!

Texto por Amanda Moro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas desagradáveis

Quantos de nós temos que conviver com pessoas desagradáveis? Quantos de nós somos ou fomos pessoas desagradáveis para alguém? Sabe… O mundo não é só feito de pessoas que consideramos particularmente boas. O mundo é cheio de todo tipo de gente e temos que aprender a lidar com isso, seja em casa, no trabalho, na igreja, na escola ou faculdade, em todo lugar.   Numa leitura de um livro, aprendi sobre a dinâmica do pote com bolas de gude: a medida que certa pessoa mostra que é confiável e vale a pena na sua vida, cada atitude boa é como se fosse mais uma bola de gude dentro daquele pote; mas, quando acontece algo errado e aquela pessoa erra com você, uma ou mais bolas de gude são tiradas dali. Mas não despreze todos os potes com bolas de gude por causa disso. Tem pessoas confiáveis nesse mundo, sim! E, embora nem todas as pessoas sejam confiáveis, até mesmo as que não confiávamos podem se tornar pessoas confiáveis a medida que amadurecem. Eu, você, todos nós estamos sujeitos a falhas e tam

Lugares Altos

Esse era para ser o meu ano dos “Lugares Altos”. Mas eu não me sinto em nenhum. Eu não vejo nada além do chão. Eu me sinto parada no tempo enquanto vejo o disco dos outros rodarem. Respira fundo. Conta 1, 2, 3. Pronto. A vida nem sempre é sobre ver ou sobre sentir. A vida não é feita para se aprisionar em comparações nem se perder contando as horas e cada milissegundo. Socorro. Calma. Vai dar tempo. Você ainda vai viver a promessa. Se Deus lançou a Palavra sobre sua vida, nada nem ninguém irá impedir. A não ser que você mesmo(a) não acredite. A não ser que você mesmo(a) diga “não”. Deus não atrasa Suas promessas para nós, somos nós que as atrasamos. Então, pare! Pare de perder tempo se comparando com as pessoas ao seu redor. Pare de olhar para tantas vitrines e compará-las com seu quarto dos fundos. A maior parte das pessoas mostram o palco, mas escondem os bastidores. Quem gosta de ver briga de casal? Só quem assiste “Casos de Família” ou algum reality show. Não liga para isso. Olhe p

Não aos holofotes

                                                                    Quero que todos me vejam! Quero que todos me reconheçam. Vejam o quão bom eu sou. Vejam o quão talentoso eu sou.  Eu, eu, eu… Não. Isso está errado. Não fomos feitos para sermos adorados.  Não fomos feitos para sermos o centro. Não fomos feitos para os holofotes. Mas Deus não exalta o humilhado? Mas Deus não abençoa Seus filhos? Claro que sim. Mas Ele vê o coração. Ele vê muito além, Ele olha a intenção.  Nós temos que nos dispor a servir o outro. Nós temos que lavar os pés uns dos outros.  Nós temos que fazer para não aparecer.  Nós temos que fazer para Ele aparecer. Não somos dignos de nada. Não é por mérito, é por graça. É desafiador entender isso, eu sei. Até eu ainda busco entender. Todo dia é novo para o amadurecer.  O Artista é Ele. O Alvo é Ele. O Bom é Ele. O Talentoso é Ele. Quem somos? Apenas as cordas do violão dEle.  Quem somos? Apenas as obras das mãos dEle. Digo não aos holofotes. Embora eu esteja diante