Pular para o conteúdo principal

Apaixone-se pelos processos


Quem gosta de uma casa toda bagunçada, cheia de poeira, com cheiro de tinta forte e muito barulho para todo lado? Creio que a possibilidade é mínima ou nula. Mas será?

Aos que estão dispostos a amadurecer todos os dias…

Aos que estão dispostos a sofrer para vencer…

Aos que estão dispostos a se renderem ao árduo hoje para quem sabe, talvez, amanhã…

Será? 

Eu poderia dizer que ninguém gosta da casa nesse processo de árduo incômodo para ser transformada numa coisa tão linda de se ver e que dará aquele gosto de missão cumprida e de que valeu a pena. 

Um filme me disse: “Eu não quero uma vida fácil, eu quero uma vida que valha a pena.” 

E quem faz a nossa vida “valer as suas penas”? Nós mesmos!

Basta olhar ao seu redor, passamos o dia todo fazendo escolhas: se vamos levantar ou dormir mais um pouco, o que comer e beber, se vamos comprar ou não, se vamos economizar ou gastar ou até investir, se vamos nos casar, se vamos dançar, estudar ou trabalhar aqui ou ali, qual música vamos ouvir ou o que vamos escrever ou ler, se tomamos banho agora ou escovamos os dentes ou deixamos as lágrimas rolarem por não ter sido fitness no dia ou de sorrir por pelo menos ter se disposto a fazer algo ainda que não concluído, se vamos reclamar ou agradecer, …

Tudo tem a ver com escolhas. Atraímos o que escolhemos para nós mesmos. Vamos viver para sempre nessa vida medíocre ou vamos fazer acontecer? 

“Só depende de VOCÊ!”

Eu precisei ouvir isso umas quinhentas vezes para começar a cair a ficha e muitas vezes confesso que foi como se fosse a primeira vez que eu estivesse ouvindo… 

“Só depende de VOCÊ!” 

Sendo assim, decidi e decido de hoje em diante me apaixonar loucamente pelos meus processos, muito mais do que ansiar tanto por uma linha de chegada. O que seríamos de nós se a graça da vida fosse apenas colecionar troféus, mas vazios de risos, companhias, valores reais? O que vale mais a pena para mim? O que mais vale a pena para você? 

Deus poderia nos dar tudo, resolver todos os nossos problemas terrenos num piscar de olhos, mil vezes melhor do que poderíamos imaginar. Mas Ele não é o gênio da lâmpada ou a fada madrinha… Ele é educado. Só transforma nossas vidas se deixarmos Ele entrar. Ele era, é e sempre será o mesmo, maior do que tudo e todos e inclusive do tempo que tanto nos pressiona e aprisiona nossa alma. 

“Não! Socorro! Chega!”

Deus ama os processos porque é no deserto que a gente realmente descobre que não somos nada sem Ele, que viemos dEle e fomos feitos para voltar para Ele e então essa vida aqui passa a ser tão, tão pouco significativa em comparação ao que há de vir. 

Nossa vida tem significado e o que decidimos aqui ecoará na eternidade depois daqui. O presente, o hoje é o nosso maior ponto de decisão. Vira e mexe isso me trava. Eu fico aterrorizada. 

“E se eu errar? E se eu…”

Arrisque-se! Suporte o processo, permita-se errar! A vida não é perfeita, Jesus que é perfeito! Acalma-te, óh alma! Descubra-se nos processos loucos e barulhentos. Um passo de cada vez. 

Vamos surtar se quisermos arrumar nossas vidas todas de uma só vez. O processo nos prepara, nos transforma, nos remodela e nos faz estarmos prontos para vivermos os sonhos de Deus para nós. Então, “acalma-te, óh minh’alma”! 

Apaixone-se pelos processos. 

Permita-se estar sempre verde, como uma fruta em eterna preparação para o Eterno. Que sempre tem o que aprender, que sempre tem o que desenvolver e de Quem depender.

Não conseguimos uma vida feliz sozinhos. Fomos feitos para viver em companhia e sendo companhia uns dos outros e com a melhor companhia do mundo: Jesus. 

Processe seu processo sem se perder no processo. 

“E se eu me perder?” Está tudo bem. 

Constância não é fazer perfeito e concluir todo o checklist sempre e sempre. Não!

Constância é simplesmente fazer todos os dias, ainda que tenha sido apenas 1% .

Não busque ser melhor do que alguém nem se ache o pior. 

Busque ser o melhor de você mesmo a cada dia.

Um passo de cada vez. Pouco a pouco. 

1% melhor a cada dia. 

E esse é um dos maiores segredos da vida.

Se captarmos isso e guardarmos no coração, saberemos que o melhor da vida é confiar a Jesus as nossas vidas e sermos gratos em cada dor que a reforma da nossa casa possa nos causar, pois FAZ PARTE DO PROCESSO. 

“Acalma-te, minha alma.”

Já “Deus” tudo certo, Ele ainda está no barco. 

Se Ele descansa, também descansarei. 

Esperar é confiar. Esperar também é caminhar.

Caminhar pensando em cada passo.

Um passo de cada vez é melhor do que nenhum. 

Vamos lá! Nós conseguimos! 

Ainda vou me encontrar… 

“Qualquer caminho serve?” Não! Só o Teu, Jesus!

Muito obrigada, Jesus! 


Texto poético por: Amanda Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas desagradáveis

Quantos de nós temos que conviver com pessoas desagradáveis? Quantos de nós somos ou fomos pessoas desagradáveis para alguém? Sabe… O mundo não é só feito de pessoas que consideramos particularmente boas. O mundo é cheio de todo tipo de gente e temos que aprender a lidar com isso, seja em casa, no trabalho, na igreja, na escola ou faculdade, em todo lugar.   Numa leitura de um livro, aprendi sobre a dinâmica do pote com bolas de gude: a medida que certa pessoa mostra que é confiável e vale a pena na sua vida, cada atitude boa é como se fosse mais uma bola de gude dentro daquele pote; mas, quando acontece algo errado e aquela pessoa erra com você, uma ou mais bolas de gude são tiradas dali. Mas não despreze todos os potes com bolas de gude por causa disso. Tem pessoas confiáveis nesse mundo, sim! E, embora nem todas as pessoas sejam confiáveis, até mesmo as que não confiávamos podem se tornar pessoas confiáveis a medida que amadurecem. Eu, você, todos nós estamos sujeitos a falhas e tam

O que mais aprendo com Jó?

O que podemos tanto aprender com a história desse homem?   Eu vejo uma pessoa de bem que ganhou muitas coisas especiais e perdeu muitas ou todas elas. O que aconteceu? Eu não estava fazendo tudo certo?  A lição principal é essa: “A vida não é o que te acontece, mas o que você faz com o que te acontece.”  O que realmente importa nessa vida? E quando tudo o que restar em nossas vidas for Deus?  Por vezes nem acreditamos mais que Ele ainda está conosco ou se importa conosco, pois tudo que era palpável se foi, só restou o que não se pode ver, não se pode comprovar, ou até se pode, mas simplesmente não acredita mais.  Quando Deus está em silêncio, Ele ainda está ali. Todos nós precisamos ser testados, provados como um ouro bruto em pleno fogo para ser purificado. A estrutura de uma casa precisa ser estabelecida numa base bem firme, se não, um vento ou uma tempestade vem e leva tudo embora.  Precisamos ser provados. Nossa fé precisa ser testada para ver do que é feita. (1 Pedro 1:7) Não impo